Rede de proteção: onde instalar?

Mas ao contrário do que muita gente pode pensar, a rede de proteção não serve apenas para proteger sacadas e varandas de apartamentos e sobrados. O material pode e deve ser instalado também ao longo de escadas, em janelas, beliches e até em piscinas.

Vale citar ainda que a rede de proteção também é importante para quem possui animais em casa, livrando os bichanos de quedas e acidentes.

A rede de proteção é tão importante que seu uso jamais deve ser negligenciado, muito menos adiado. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, em média, todos os anos, cerca de 30 mortes de crianças por queda de edifícios e locais altos. Outras 500 crianças são internadas anualmente para tratar lesões e ferimentos devido a quedas.

Por outro lado, só no ano de 2016 foram registradas mais de 900 mortes de crianças ate 14 anos de idade vítimas de afogamento, sendo que grande parte dessas tragédias aconteceram em piscinas domésticas.

Ou seja, é possível mudar essa realidade com o simples uso de uma rede de proteção.

Portanto, sem mais demoras, confira a seguir um guia objetivo e didático com tudo o que você precisa saber sobre as redes de proteção:

Onde instalar a rede de proteção?

Como já citado anteriormente, a rede de proteção pode e deve ser instalada em varandas, sacadas, parapeitos, escadas, beliches, piscinas e onde mais houver o risco iminente de quedas.

A instalação varia de acordo com o tipo de janela?

Sim, para cada tipo de janela a rede de proteção deve ser instalada de modo diferente, tanto para preservar a segurança do local, quanto para garantir a qualidade e resistência do material.

Em janelas do tipo de correr, a rede de proteção deve ser instalada pelo lado de fora do imóvel. Já para as janelas do tipo veneziana, a rede de proteção pode ser instalada entre o vidro e a veneziana.

No caso de janelas basculantes, muito comuns em cozinhas e banheiros, a rede de proteção deve ser instalada pelo lado de dentro, de modo que não prejudique a abertura da janela.

Outro detalhe que deve ser observado é o tamanho dos vãos da rede. As casas com animais domésticos devem optar pelas redes de vãos menores, uma vez que elas impedem a passagem dos pets. Contudo, esses vãos não devem ter menos que 5 cm.

Como manter e cuidar da rede de proteção?

Para manter a qualidade da sua rede de proteção e, consequentemente, a segurança da casa use apenas água e detergente neutro para fazer a limpeza. Evite produtos químicos e não exponha a rede a altas temperaturas.

Também é importante não movimentar ou retirar a rede do lugar para fazer a limpeza, isso pode abalar a estrutura de fixação sem que você perceba e gerar graves acidentes.

A rede de proteção tem validade?

Sim, a rede de proteção tem validade e o prazo máximo para fazer a troca é entre três e cinco anos, depois desse período recomenda-se a instalação de uma nova rede.

OBS: A BH REDES PROTEÇÃO JANELAS, DEIXA CLARO QUÊ AS FÁBRICAS BRSILEIRAS HOJE SÓ DÃO 3 ANOS DE GARANTIA, ENTÃO, DEPOIS DESTE PERÍODO RECOMENDAMOS QUE O CLIENTE SEMPRE FORCE A REDE PARA OBSERVAR SUA RESISTÊNCIA, E CASO UMA MALHA VENHA Á ROMPER É HORA DE TROCAR, MAS O IDEAL É FAZER A TROCA ANTES QUE ISSO OCORRA...